2018 maquinar - concursos de ideias.

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

O CONCURSO

O concurso de ideias consiste na concepção de estruturas independentes para hospedagem, utilizando parte de terrenos cedidos por moradores locais.
Essas estruturas devem atender às recomendações de qualidade e segurança dispostos no Caderno de Normas e Procedimentos Internos da Rede Cearense de Turismo Comunitário (Tucum) e conter um dormitório, um banheiro e alpendre (varanda), basicamente, mas o programa está aberto à proposições.


O projeto deve contemplar a possibilidade de construção em diferentes terrenos, adaptando sua implantação às diversas orientações possíveis. Essa necessidade de replicação demanda um desenho versátil, com diferentes possibilidades de arranjos para uma melhor proteção contra sol e chuva e para otimizar o aproveitamento da ventilação e da iluminação naturais.


O projeto também deve ter como premissa a preocupação com o custo da obra e com a sua exequibilidade. Os sistemas construtivos utilizados devem ser condizentes com a realidade local e, caso fujam desta premissa, devidamente justificados.